Pesquisar
Close this search box.

Amor e Sexualidade na Adolescência

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba”. 1Coríntios, 13: 4-8

  

            É com o ensinamento de um trecho da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia, que os alunos das turmas do 7º ao 9º ano estão trabalhando o tema Amor e Sexualidade na Adolescência, na disciplina Educação Religiosa, com o professor Sidney Floriano.

            Durante quatro aulas, os estudantes são motivados a compreender a seriedade e a importância do tema. “Amor é compromisso, dedicação. Não se pode confundir amor e sexualidade com sexo, é preciso ir além, e entender todas as responsabilidades”, justifica o professor.

 

O Amor Nunca Falha

             Para trabalhar o tema, as aulas envolvem discussões, debates, vídeos e dinâmicas. Entre elas, O Amor Nunca Falha, está movimentando as turmas. Durante uma semana, todos precisam simular que estão grávidos. Para isso, a turma foi dividida em duplas e receberam um ovo, representando o “fruto” do relacionamento. Durante uma semana, eles precisam “cuidar” do ovo como se fosse uma criança, uma nova vida.

            A criatividade tomou conta dos estudantes. Tornando a dinâmica mais real possível, alguns pintaram os ovos, produziram roupas e até um lugar especial para carregá-los, como se fosse um berço. Incentivados pelo professor, cada ovo ganhou também uma certidão de nascimento, com nome completo, com pais e avós.

            “Se fosse uma criança, ela não poderia ficar sozinha nunca. Desta maneira, queremos mostrar que o cuidado com a vida é muito importante e nem sempre é fácil, quando se está ciente das responsabilidades”, destaca Sidney Floriano.

            Após a experiência, alunos e professor vão discutir as dificuldades, medos, ansiedades e outros sentimentos, sempre norteados pela ética e valores cristãos.

 


{gallery}/2012/sexualidade{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩