Livro “Mística da Cruz” é lançado em BH e prestigiado pela comunidade do Barreiro

O lançamento do livro “Mística da Cruz: o itinerário da experiência de Deus”, escrito pelo padre José Ricardo Zonta, CP, reuniu em torno de 300 pessoas no Teatro do Colégio São Paulo da Cruz, que vieram prestigiar o trabalho. O autor faz uma rica reflexão sobre a mística e a espiritualidade, tão importantes para os dias atuais.

O evento, realizado em 22 de agosto, foi conduzido pelo próprio religioso que, antes de apresentar o livro, realizou um momento de espiritualidade e cantou algumas canções de sua autoria.

Sobre o livro, o padre José Ricardo destacou que apresenta a Paixão de Jesus sob um viés antropológico e existencial. “Procurei ajudar as pessoas a não se perderem em suas buscas, a irem à fonte de toda autêntica experiência de Deus – o Coração agonizante e compassivo de Jesus Crucificado. Foi nele que fiz minha experiência mística, pessoal com Deus”.

Segundo o autor, a Paixão de Jesus pode curar as feridas de uma sociedade violenta, que, mesmo solidarizando-se com as vítimas do mundo, ainda não compreendeu que a única forma de vencermos o mal é sermos vítimas, imolarmos a nossa existência com a Vítima por excelência, Cristo Jesus, “trazendo em nossos corpos as marcas da sua Paixão”.

“O meu desejo é de que a Paixão de Jesus seja compreendida como Sabedoria, abrindo nossos olhos e corações para a experiência mais fantástica que podemos e devemos fazer nesse mundo: a de sermos interpretados e desvendados à luz do Mistério da Cruz de Jesus”, afirma o padre.

A apresentação da obra foi escrita pelo bispo diocesano de Colatina (ES), dom Décio Zandonade, que define o autor como “um padre Passionista apaixonado por São Paulo da Cruz e pela Cruz. “Mística da Cruz: um itinerário da experiência de Deus” é um livro precioso. Tenho a certeza de que fará muito bem aos que o lerem e dele se servirem para suas meditações em clima de oração e contemplação ou como base para a formação de novas lideranças eclesiais”.

 

Autógrafos

            Após o encontro no Teatro, todos foram convidados para participar de um coquetel oferecido pelo Santuário São Paulo da Cruz. Aos que adquiram o livro, padre José Ricardo fez questão de autografar o exemplar e recebeu também os cumprimentos dos presentes.

            O deputado estadual Anselmo Domingos se disse maravilhado com a obra. “Estou muito feliz de participar desse momento e pelo que já li do livro, só tenho elogios pela clareza e beleza com o que o padre expõe a Paixão de Jesus. Sem dúvida, que o recomendo”, destacou.

            A paroquiana Maria Sueli Braga se emocionou durante todo o evento e definiu o passionista como “um profeta do Senhor. Suas palavras são sempre sábias”, afirmou.

            Para o jovem postulante passionista, Edson Terra, o livro se tornará um manual de vida. “Poder partilhar essa experiência de um irmão, que tem tanta sabedoria e coragem de apresentar sua experiência com a Paixão de Cristo com o próximo, é uma referência”, justificou.

Padre José Ricardo Zonta, CP, tem 42 anos, atua na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Colatina (ES). Em Belo Horizonte, foi vigário do Santuário São Paulo da Cruz, no Barreiro, entre 1997 e 2002.

 


{gallery}/2013/livro2{/gallery}

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas