Pesquisar
Close this search box.

Simulado, aulas de aprofundamento e outras atividades preparam alunos para o ENEM/2013

            O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), promovido pelo Ministério da Educação e que se tornou uma das principais portas de entrada de várias universidades públicas, será realizado nos dias 26 e 27 de outubro próximo.

            Determinado a preparar bem os alunos do 3º ano do Ensino Médio que irão participar dele, o Colégio São Paulo da Cruz vem desenvolvendo, desde o primeiro semestre, uma extensa programação, que inclui aulas de aprofundamento, treinamento, correção e comentários das questões do exame. Nos dias 12 e 13 de agosto, eles participaram do simulado do ENEM/2013, organizado pela Rede Santa Maria.

            Segundo a coordenadora do 6º ano do EF ao 3º ano do EM, Elisabeth Alves, o simulado do ENEM/2013 foi realizado nos mesmos dias e horários, para todos os alunos do 3º ano do EM dos colégios da Rede Santa Maria. No dia 12, eles tiveram 4h30 para responder 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. Já no dia 13, eles tiveram 5h30 para responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Matemática e suas Tecnologias e fazer a redação.

            Nos dias que antecederam as provas, os alunos foram orientados a fazer uma preparação, no sentido de dormirem e se alimentarem bem, além de realizarem atividades físicas para se preparar para a maratona de questões e também relaxarem. Para os dias do simulado, eles foram aconselhados a trazerem alimentos que dão energia, como chocolate e barras de cereal, assim como uma garrafa de água. Alguns minutos antes de iniciarem as provas, Beth convidou-os a relaxar, por meio de um exercício de respiração. Também rezaram a oração do estudante, cujo dia foi comemorado em 11 de agosto.

 

No clima do ENEM

Conforme a coordenadora, um dos objetivos do simulado foi fazer com que os alunos vivessem o mesmo clima do ENEM. Tanto que as provas foram compostas pelo mesmo número de questões, das mesmas disciplinas e com o mesmo prazo dado durante o exame. A intenção foi fazer com que eles pudessem fazer o exame tendo essa vivência. “A preparação, contudo, começou bem antes”, ressalta Beth.

Aulas de aprofundamento por disciplina, nas quais os alunos resolvem questões já aplicadas no ENEM, que depois são comentadas pelos professores, estão sendo realizadas desde o primeiro semestre deste ano, sempre às quintas-feiras, das 14 às 15h30. Também são apresentados temas de atualidade, que podem ser cobrados tanto nas provas quanto na redação do exame.

Um aulão interdisciplinar, de Geografia e História, será ministrado aos alunos do 3º ano, com foco no ENEM. A manhã do dia 21 de setembro também será integralmente destinada ao treinamento de questões do ENEM, com correção e comentário.

 

Fazer sua parte

O diretor geral do Colégio São Paulo da Cruz, Carlos Cotta, acredita que com essa preparação os alunos do 3º ano participarão do ENEM com plenas condições de terem um excelente desempenho. Na medida em que esse exame foi ganhando importância no sentido de permitir o acesso às melhores universidades do Brasil, a direção e a coordenação pedagógica incrementaram o processo de preparação dos alunos, tanto na parte de conteúdo quanto dos lados físico e emocional. “Aqueles que estão fazendo sua parte, ou seja, estudando bastante e se dedicando a essa preparação, terão grandes chances de ter êxito”, acredita Cotta.

Após a realização do ENEM/2013, o Colégio São Paulo da Cruz oferecerá aos alunos, em data e locais a serem confirmados, um dia de atividades recreativas e interação. Beth comenta que será uma oportunidade para eles se recuperarem da maratona de preparação e de provas, podendo nadar, jogar e se divertir. Em outra data, os alunos do 3º ano serão brindados com uma palestra do professor Paulo Agostinho, da PUC Minas, sobre o profissional desse tempo na dimensão ética.

 

Opinião dos alunos

“Fiz o ENEM, no ano passado, e achei que o nível de exigência das provas e a limitação de tempo foram os mesmos do simulado. A diferença foi que no Colégio conhecemos a todos e no dia do ENEM a maioria é desconhecida. No simulado, havia questões difíceis, médias e fáceis, como é feito no ENEM, com graus de exigência diferentes”.

Amanda Casagrande Martins, 3º ano JS

 

“Como fui treineiro do ENEM, em 2011, tive um parâmetro de comparação com o simulado, que foi bem parecido. Acho o ENEM muito cansativo e, da metade do tempo para frente, boa parte dos candidatos tem dificuldade para raciocinar. Por esse motivo, considero importante essa preparação que o Colégio vem fazendo tanto na parte de conteúdo, quanto na emocional e física.”

Gustavo Henrique Vellozo Mariano, 3º ano JS

 

“Recebemos orientação de dormirmos bem e tomarmos um café reforçado na véspera do simulado, que foi bem interessante. O tema da redação foi sobre a influência da internet para mudar o mundo, no sentido de mobilizar as pessoas a se manifestarem. As aulas de aprofundamento e as apostilas sobre o ENEM também estão nos ajudando.”

Grazielle Barbosa Ribeiro dos Santos, 3º ano JS

 


 

 

{gallery}/2013/enem{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩