Tipos de Moradia

            O estudo dos tipos de Moradia e Construções, desenvolvido durante as aulas de Geografia, movimentou as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental I, nos meses de maio e junho.

            De acordo com as professoras, o trabalho foi extremamente importante e esclarecedor. Cada aluno foi orientado a fazer uma maquete com o tipo de moradia que mais lhe chamou atenção e, eles tiveram a liberdade de escolher os materiais, todos recicláveis, como caixas de papelão, jornais, revistas e pedaços de madeira.

            Com as casas construídas, elas foram apresentadas aos colegas em sala de aula e, para toda a escola, em uma exposição no pátio.

Durante o processo, os estudantes compreenderam as etapas de uma construção de verdade, os materiais utilizados, identificaram os profissionais envolvidos e a importância de cada um em uma obra.

            Outros aspectos da moradia também foram trabalhados como, por exemplo, a importância que ela tem na vida das pessoas, representando proteção e aconchego para as famílias. Em outro contexto, foi discutida a situação crítica de milhões de brasileiros que, por falta de moradia, são obrigados a morar em locais impróprios e inseguros.

 

Saiba mais…

 Alfabetização Cartográfica

 Para desenvolver o projeto Tipos de Moradia, as professoras utilizaram o conceito da alfabetização cartográfica, em que a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações.

A cartografia é essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno atender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano, como por exemplo, qual o melhor caminho para chegar a um lugar? Como conseguir localizar um amigo que vive em outra região? E também estudar o ambiente em que vive.

 


{gallery}/2012/maquetes2anos{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas