As turmas de 1º Período do Ensino Fundamental I participaram de uma visita cheia de curiosidades e aprendizado. Eles foram conhecer o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em setembro.
Em meio à floresta, os alunos realizaram uma pesquisa de campo. Conheceram cupinzeiros, diversas espécies de árvores, animais e se impressionaram com o Jardim Sensorial, onde o perfume, a textura e o sabor das plantas podem ser experimentados.
Para marcar o fim da visita e refletir sobre o cuidado com o meio ambiente, todos os estudantes e as professoras abraçaram uma das maiores árvores do museu, o Jequitibá.
O Museu
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG foram criado em 1968 e com 600 mil metros quadrados, abrigam exemplares da flora e fauna brasileiras. Na área verde tem trilhas e réplicas de fósseis, além do Presépio do Piripau (feito de sucatas e datado de 1906). Há ainda o Palacinho, antiga residência de verão dos governadores mineiros.
Outras exposições permanentes de paleontologia, arqueologia e antropologia fazem parte das atrações do Museu, além de raridades como os esqueletos de preguiças gigantes, dinossauros e artefatos da cultura indígena da tribo dos maxacali.
{gallery}/2014/ufmgmuse{/gallery}