Profissionais dos bastidores fazem a Copa acontecer

             Na Copa do Mundo, as atenções se voltam para os jogadores famosos, técnicos, celebridades ou “marias chuteiras”, que namoram ou procuram se aproximar desses famosos do mundo da bola. Muitas vezes não conseguimos enxergar profissionais que cuidam de tarefas essenciais, como o roupeiro, o massagista, o cozinheiro e o faxineiro dos clubes e dos estádios. Pensando nisso, um grupo de professores propôs às turmas de 7º anos para que pesquisassem e montassem uma exposição sobre esses profissionais.

 

            Segundo a professora de Português, Luciana Andrade Peixoto, os alunos “abraçaram” a ideia e pesquisaram sobre dez profissões propostas. Em sala de aula, eles debateram o assunto e verificaram que sem esses profissionais que atuam nos bastidores, a Copa do Mundo não seria realizada. “Imagine se não tivesse alguém para cuidar da alimentação dos jogadores, dos seus uniformes e da grama dos estádios?”, questiona.

 

            Na opinião da professora de Geografia, Márcia Barbosa, que também participou do projeto, um dos principais ganhos foi despertar a curiosidade dos alunos, para que eles buscassem informações sobre os bastidores da Copa. Para a professora de Matemática, Patrícia Neves, foi também uma oportunidade para sensibilizar os alunos sobre a importância desses profissionais. A discussão ganhou contornos mais amplos e, numa conversa com a coordenadora do 6º ano do EF ao 3º ano do EM, Elisabeth Alves, ficou acertado que, no segundo semestre, esse trabalho vai contemplar os profissionais que atuam nos bastidores do Colégio.

 

            As professoras de língua estrangeira trabalharam o mesmo tema, desenvolvendo-o em outro idioma. De acordo com a professora de Espanhol, Simone Abreu, os alunos puderam pesquisar a vida desses profissionais e produzir textos em outra língua. A professora de Inglês, Silvanei Pinheiro, levou os alunos para o Laboratório de Informática e, com o auxílio do dicionário online, eles pesquisaram sobre profissionais que atuam nos bastidores da Copa e produziram textos. Na etapa seguinte, as turmas produziram cartazes e montaram painéis em espanhol e inglês.

 

Bandeiras estilizadas

            Durante as aulas de Artes, com a professora Márcia, os alunos do 6º ano criaram bandeiras estilizadas dos países participantes da Copa, utilizado textura, papel reciclável e outros materiais. Belos trabalhos foram feitos. A professora Silvanei Pinheiro levou as turmas para o Laboratório de Informática para que eles pesquisassem sobre a situação política, econômica e social desses países. Eles produziram textos em inglês sobre a moeda, a forma de governo e problemas sociais de cada um deles. O passo seguinte foi juntar as bandeiras e os textos, montando bonitos painéis.

 


 

{gallery}/2014/bastidores{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas