O grave problema da falta de água vivido pelo Brasil e a busca de alternativas para tentar reduzir o consumo e o desperdício são questões tratadas diariamente pelos alunos do Colégio São Paulo da Cruz. A direção e a coordenação pedagógica têm estimulado os professores de todas as disciplinas e séries a tratar desse assunto, no sentido de conscientizar os estudantes e levá-los a agir em defesa da água.
O professor Educação Religiosa, Sidney Floriano, alertou os alunos dos 8º anos sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte para lidar com essa situação. Eles assistiram a um vídeo, que de forma ficcional se passaria no ano de 2070, que mostra a grave situação vivida pelo Planeta em razão da falta d’água e outros problemas ambientais. Entre outras mudanças, as pessoas bebem apenas meio copo de água por dia, no banho a água é substituída por óleos minerais e a média de vida da população é de apenas 35 anos. O narrador, que tem 50 anos, aparenta ter 80 anos por problemas relacionados à desidratação e deficiências renais.
Em seguida, os alunos assistiram ao videoclipe da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes. Um grupo de alunos participou de uma dinâmica com balões, cujo objetivo era mostrar que sozinhos não conseguimos cuidar de todas as coisas, ou seja, precisamos agir em grupo para termos mais força. “É fundamental que todos se conscientizem e se unam para lidar com as questões ambientais”, convocou Sidney.
Segundo o professor de Geografia Gilson Lima, os alunos das turmas de 6º ao 9º anos têm desenvolvido pesquisas sobre a importância da água e, junto com os professores, discutido medidas para utilizá-la de forma racional. Já os alunos do Ensino Médio estão pesquisando formas de captar a água de chuva. Um bombeiro foi convidado para explicar para as turmas o funcionamento do sistema hidráulico e as tecnologias que existem para se evitar desperdício e conter vazamentos.
Algumas turmas também estão trabalhando com a busca de patrocínio para montagem de um sistema para captação da água de chuva. Gilson explica que ela será armazenada e utilizada para lavar o Colégio e regar as plantas. O desejo da direção, coordenação pedagógica e de toda a equipe de professores e funcionários é que, com a participação efetiva dos alunos, o Colégio se torne uma referência para o Barreiro em termos de coleta e reaproveitamento de água de chuva, economia e fim do desperdício do precioso líquido.
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Do Maternal ao 5º ano, as turmas estão dedicadas ao tema “água”. De maneira lúdica, os Maternais II e III trabalham livros que discutem o assunto de maneira que os pequenos possam entender, como ‘A Gotinha Plim Plim’, que relata o ciclo da água na natureza.
As turmas de 1º e 2º Períodos vão trabalhar, entre outras obras, com o livro ‘Mundinho Azul’, que traz dicas de como preservar a água. Os alunos vão descrever em pequenos lembretes o que cada um pode fazer no dia a dia, e relembrá-los durante todo o ano.
Já o 1º ano irá utilizar a metodologia do observar, pensar e agir. Em um primeiro momento os estudantes serão verdadeiros “detetives” dentro de casa, observando como a família e eles próprios utilizam a água. Em sala de aula, com a orientação das professoras, vão refletir se as atitudes são de economia ou desperdício. Em seguida, vão aprender maneiras de agir e economizar esse recurso natural, que é tão precioso.
“Cuidar para não faltar” é tema escolhido para as turmas de 2º ano, que vai envolver todas as disciplinas e os resultados serão apresentados por meio de poemas, maneiras de tratamento da água, ciclos da natureza, entre outros. Os estudantes dessa série produzirão também um álbum com dicas de cuidados com a água. Será um material ilustrado e divertido.
Alunos do 3º ano também não vão ficar parados. Cada um vai receber missões para serem cumpridas e eles se tornarão verdadeiros detetives da água. Tarefas como verificar o consumo de água, energia, atitudes responsáveis, ou não, dos pais e colegas estarão entre as missões. Para refletir, músicas, poemas e histórias. Há também o filme ‘A Corrente do Bem’, que mostra que quando se é solidário com o próximo esse amor pode contagiar um número infinito de pessoas.
O 4º ano vem anunciar a economia para toda a escola. Após estudarem o tema por meio de filmes, desenhos, músicas e gráficos, eles estão elaborando esquetes teatrais que serão apresentadas em todas as turmas. Os alunos estarão caracterizados e prometem ser divertidos, mas levando o assunto a sério.
Entre os murais sobre a água que serão expostos por toda a escola, os do 5º ano vão chamar atenção para um ‘futuro melhor’. Para conquistá-lo, dicas e atitudes positivas serão propostas pelos alunos. Eles também se organizarão em um coral e farão apresentações sobre o tema.