Pesquisar
Close this search box.

“Mostra de Literatura, Arte e Cultura” da Educação Infantil e EF-1

            Apresentações musicais e teatrais, produções artísticas e culturais, além do lançamento e feira de livros, marcaram a “Mostra de Literatura, Arte e Cultura” dos alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Ela foi realizada no sábado, dia 29, no período da manhã, no Colégio São Paulo da Cruz, e reuniu centenas de pais, familiares e amigos que prestigiaram os alunos. O cantor e compositor Rubinho do Vale, a dupla de atores Dona Recicla e Dom Cata Tudo e a bonequeira Fabíola Rosa, do Grupo Giramundo, deram um brilho especial à Mostra.

            O diretor geral do Colégio São Paulo da Cruz, Carlos Cotta, acolheu os visitantes e falou da importância de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades artísticas e culturais. A coordenadora pedagógica Janeth Ferreira comentou que a Mostra foi a culminância de projetos, que as professoras desenvolveram com os alunos durante meses. “Para eles é muito importante poder mostrar o resultado dessa produção”, assinalou.

            O pátio, os corredores e algumas salas receberam barracas, jogos e trabalhos artísticos feitos pelos alunos. Livros produzidos pelos alunos foram lançados no pátio, na Sala de Informática e no Teatro. Neste último, um jogral e teatro de sombras animaram o lançamento de três livros de poesia dentro do projeto “Girapalavra – Vira Poesia”, pelos alunos dos 4º ano do EF-1.

            Também no teatro houve a apresentação da peça teatral “BH vai até você”, pelos alunos dos 3º anos do EF-1. Eles se inspiraram no livro “Belo Horizonte de Arraial a Capital”, nas visitas ao Mercado Central e no city tour na Praça da Liberdade e na região da Pampulha. Personagens importantes da história de Belo Horizonte, como o bandeirante e fundador do Arraial de Curral del Rei João Leite da Silva Ortiz; o engenheiro que comandou as obras de construção da nova capital, Aarão Reis; e o prefeito, governador e presidente da República, Juscelino Kubitschek, foram interpretados pelos alunos.

 

“Ser criança é bom demais!”

            Autor da música “Ser criança é bom demais!”, cujo projeto foi apresentado pelos alunos do Maternal III, o cantor e compositor Rubinho do Vale encantou os participantes da “Mostra de Literatura, Arte e Cultura” pelo talento e simpatia. Junto com os alunos dos 2º Períodos, que trabalharam seu CD “Inventa”, o artista cantou várias músicas e animou uma roda formada por alunos, pais, professores e funcionários. Ao final, cantou uma de suas músicas com a aluna Letícia Helena, do 2º período NM.

            “Adorei participar da Mostra e fiquei emocionado ao ver tantos alunos cantando as minhas músicas”, comentou Rubinho do Vale. Segundo o artista, é  gratificante e lhe confere mais responsabilidade ver que seu trabalho serve de inspiração para trabalhos nas áreas da educação e da formação cidadã. Há 26 anos, o cantor desenvolve projetos voltados para o público infantil, já tendo lançado oito CDs para este segmento. “É bom perceber que os adultos também gostam dessas canções”, concluiu.

            Os personagens Dona Recicla e Dom Cata Tudo participaram do projeto “Por uma escola ecologicamente correta”, apresentado pelos alunos dos 1º anos do EF-1. Usando roupas feitas com material reciclável e pernas de pau, eles ficaram à frente da passeata que os alunos realizaram no pátio, levando faixas, cartazes e um globo terrestre gigante. Todos gritaram palavras de ordem e cantaram músicas que tratavam da sustentabilidade, defesa do meio ambiente e do planeta.

            Os atores Raquel Quintão, que interpreta Dona Recicla, e Márcio Vesoli, no papel de Dom Cata Tudo, elogiaram a iniciativa do Colégio São Paulo da Cruz de conscientizar os alunos ainda nos primeiros anos da vida escolar. Raquel comenta que isso muda a atitude dos alunos em relação ao meio ambiente. “Sem contar que eles levam essas informações para a casa e contribuem para que suas famílias também entrem nessa luta em defesa do planeta”, acrescenta Vesoli.

 

Teatro, jogos e exposições

            Os alunos do Maternal II apresentaram a história do livro “Caracol e Cia”, de Simone Presotti, encantando os pais. Já os alunos dos 1º Períodos vestiram roupas dos personagens Mônica e Cebolinha, de Maurício de Souza, cantaram e dançaram junto com os bonecos que lhes deram vida.

            “Jogando com a Matemática” envolveu os alunos dos 2º anos do EF-1 com seus pais e amigos, que foram até as mesas dispostas no corredor para jogar com eles. Três livros autobiográficos foram lançados pelos alunos dos 5º anos, pelo projeto “Toda memória é uma história”. Eles apresentaram os livros virtuais aos pais e familiares, no Laboratório de Informática, e depois houve o lançamento da versão impressa.

            Um tabuleiro em tecido, com peças de xadrez gigantes, foi montado no pátio, dentro do projeto “Educação Física – Musicalização e Movimento”. Alunos, professores e visitantes puderam jogar e se divertir. O idioma espanhol foi trabalhado por meio do projeto “El mundo hispanohablante”, que contou com imagens personalizadas pelos alunos, dispostas em sombrinhas penduradas no teto dos corredores.

 

Opinião dos visitantes

“Sou ex-aluno e, para mim, é sempre uma alegria retornar ao São Paulo da Cruz. Minha filha adora o Colégio e os eventos são uma boa oportunidade para acompanhar as produções dos alunos e nos entrosarmos com outros pais.”

Robert Braga, pai de Alice, do 3º período; e de Ísis, que saboreou sua mamadeira, no colo do pai, durante a Mostra.

 

“A Mostra foi muito bonita e bem organizada. Os projetos são uma motivação para melhorar a vida no planeta. O São Paulo da Cruz faz parte da história da minha família. Um neto estuda aqui hoje e três filhos e um neto já estudaram.”

José Pedro de Faria, avô de Bernardo Henrique Oliveira de Faria, 2º ano do EF; e de Rafael Henrique Moreira de Faria, que concluiu o 3º ano do EM em 2010; e pai de Patrícia Faria, Leonardo Faria e Flávia Faria, todos ex-alunos.

 

“A gente percebe que todas as apresentações foram preparadas com muito carinho. Meu filho adora o Colégio, que tem uma qualidade de ensino excelente. No 2º período, ele já está lendo e escrevendo.”

Valéria Magalhães Alves, mãe de Arthur Alves, do 2º período.

{gallery}/2016/mostrapassionistatarde{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩