Proerd forma mais um grupo que aprende sobre os riscos das drogas

            As drogas são um dos principais flagelos que assolam diversas famílias, atraindo principalmente os jovens. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE),  realizada em 2012 pelo IBGE, chegou a 9,9% o percentual de adolescentes que vivem nas capitais e já experimentaram drogas ilícitas. Isso equivale a mais de 312 mil jovens. Com o objetivo de combater esse problema, há oito anos o Colégio São Paulo da Cruz promove o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em parceria com a Polícia Militar.

            A formatura das turmas de alunos dos 5º anos foi realizada no último dia 7 de dezembro. O diretor geral do Colégio, Carlos Cotta, acolheu os pais e responsáveis, assim como os oficiais tenente Anilton Ferreira da Silva e a aspirante Janaína Alves dos Santos, e os instrutores do Proerd, cabo Otávio e sargento Cristian, todos lotados no 41º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com sede no Barreiro. A coordenadora pedagógica Janeth Ferreira e as professoras dos 5º anos, juntamente com os instrutores, prepararam a solenidade.

            O aluno Guilherme Erick fez o juramento do Proerd e depois todos cantaram juntos o “Hino Nacional Brasileiro”. Em seguida, Carlos Cotta parabenizou a Polícia Militar pelo trabalho de combate às drogas e salientou que no Barreiro o São Paulo da Cruz é o único colégio particular que faz a parceria para desenvolver o Proerd. O diretor ressaltou a forma lúdica e didática, que torna o Proerd tão atrativo e eficiente entre os alunos. “Vamos continuar conscientizando nossos alunos para que eles se mantenham longe das drogas”, assinalou.

            Uma lembrança foi entregue aos instrutores do Proerd atuais e também ao ex-instrutor sargento Mauro Lúcio, que foi para a reserva. Um dos momentos mais esperados foi a divulgação do resultado do concurso de redação sobre o Proerd. Os vencedores foram: Giovana Ferreira (1º lugar). Nicole Maia (2º lugar) e Saulo Librelon (3º lugar). Uma mensagem de agradecimento foi lida pela aluna Agatha Correia.

            Falando em nome do comandante do 41º BPMMG, o sargento Vamberto Ferreira da Silva parabenizou o Colégio São Paulo da Cruz pela parceria e contou um pouco da história do Proerd. O programa foi criado, em 1992, nos Estados Unidos e é desenvolvido pelo 41º Batalhão desde 2002. Eles estimam que já formaram cerca de 60 mil jovens da comunidade barreirense. “O apelo que faço a vocês formandos é para que não sejam apenas executores do que aprenderam, mas propagadores”, concluiu.

            No encerramento da solenidade, os alunos receberam seus certificados de participação no Proerd e participaram de animadas coreografias com os instrutores e o mascote do Proerd. Os pais e responsáveis aplaudiram com entusiasmo e muitos fizeram questão de agradecer aos instrutores e fazerem fotos dos filhos junto com eles.

{gallery}/2016/formaturaproerd{/gallery} 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas