Pesquisar
Close this search box.

Visita ao Parque das Águas possibilita reflexões sobre o cosmos

                O contato com a natureza aproxima as pessoas do cosmos e lhe dá impulso para rever sua postura diante dele. Faz a gente pensar a relação queremos estabelecer com o outro, com a natureza e com o planeta. Leonardo Boff escreve que “o cosmos está em gênese, se autoconstruindo e em expansão contínua. Cada ser mostra uma propensão inata a irromper, crescer e irradiar. O ser humano também. Apareceu no cenário quando 99,96% de tudo já estava pronto. Ele é expressão do impulso cósmico para formas mais complexas e altas de existência”.

                Para estreitar esse contato com a natureza e com o cosmos, os alunos do 9º ano passaram uma manhã no Parque das Águas, no Barreiro, em abril. Segundo o professor de Ensino Religioso, Sidney Floriano, foi uma oportunidade para que eles refletissem sobre temas ligados à espiritualidade, convivência, valores humanos e respeito ao planeta. Na ocasião, os alunos também interagiram e se confraternizaram.

                Boff alerta que “vivemos numa época, particularmente, anêmica de espírito. A cultura do consumo afogou o espírito na materialidade opaca. E sem espírito perdemos o que há de melhor em nós: a comunicação livre, a cooperação solidária, a compaixão amorosa, o amor sensível e a sensibilidade cordial pelo outro lado de todas as coisas, de onde nos vem mensagens de beleza, de grandeza, de admiração, de respeito, de veneração e de transcendência”.

                Com seus projetos pedagógicos e atividades como essas visitas ao Parque das Águas, o Colégio São Paulo da Cruz procura fazer com que seus alunos resgatem a cooperação solidária, a compaixão amorosa e o amor sensível. “Trabalhamos para que eles percebam que a boa convivência com a família e os amigos, além do cuidado com os excluídos e com o planeta, são muito mais importantes que os bens materiais”, ressalta Sidney.

Referências

https://leonardoboff.wordpress.com/2012/05/26/o-espirito-no-cosmos-no-ser-humano-e-em-deus/ – acesso em 10/05/2016.

{gallery}/2016/parquedasaguas{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩