Pesquisar
Close this search box.

Mostra dá oportunidade para alunos exibirem seus talentos artísticos e literários

            Nem a forte chuva que caiu na véspera foi capaz de tirar o brilho da “Mostra de Literatura, Arte e Cultura”, realizada no sábado, dia 28 de outubro, nas dependências do Colégio São Paulo da Cruz. Centenas de famílias prestigiaram as apresentações teatrais e musicais, exposições e oficinas interativas, além de releituras de obras artísticas e pré-lançamento de livros. Os trabalhos e apresentações foram feitos por alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental 2.

            O Diretor Geral do Colégio, Carlos Cotta, a coordenadora pedagógica Janeth Ferreira e as professoras acolheram os pais e demais familiares dos alunos. A abertura foi, às 8h30, no teatro, com uma belíssima apresentação teatral dos alunos do 3º ano do EF sobre a história de Belo Horizonte. O texto foi uma adaptação do livro “BH – De arraial a capital”, de autoria de Sérgio Augusto. Tratou-se desde a fundação do arraial, por meio do bandeirante João Leite Ortiz, até os dias atuais. Tudo foi retratado com cenário, figurino e músicas de cada época. Os alunos interpretaram, cantaram e dançaram.

            Em seguida, o público pôde assistir ao show “Viva a fauna”, com Saulo Sabino, no pátio da Educação Infantil. Alunos e seus familiares cantaram e dançaram junto com o artista, que contou com a ajuda de alguns personagens, como o jacaré, a cuca e o tamanduá-bandeira. No pátio da cantina e na sala de artes, os visitantes puderam visitar diversos trabalhos artísticos produzidos pelos alunos. Vários deles foram abordados pelos alunos, que queriam lhe fazer um “cochicho poético” utilizado um tubo de papelão enfeitado ou questioná-los sobre sua postura em defesa do meio ambiente.

            Na etapa final, as três turmas do 1º ano do EF apresentaram a peça teatral “A primavera da lagarta”, baseada no livro homônimo da escritora Ruth Rocha. Com graça e talento, os alunos apresentaram a fábula da lagarta, que era perseguida por um grupo de insetos por ser feia e comilona, até se transformar em uma linda borboleta. Com belas fantasias e utilizando músicas e efeitos sonoros, os “pequenos atores”, auxiliados por suas professoras, deram um show e emocionaram o público presente.

 

Projetos por ano

            Leia a seguir os projetos desenvolvidos pelos alunos de cada ano durante a “Mostra de Literatura Arte e Cultura”:

 

1º anos

Com o tema “A vida tem a cor que a gente pinta”, as turmas apresentaram a peça teatral “A primavera da lagarta”. O objetivo foi levar os alunos a perceberem a importância da preservação do meio ambiente para o desenvolvimento dos seres vivos, evidenciando a metamorfose da borboleta, bem como cada fase da sua transformação.

 

2º anos

            Na semana que antecedeu a Mostra, as turmas usaram o teatro para recontar a fábula “A cigarra e a formiga”, dentro do projeto “Fábulas encantadas”. No dia da Mostra, foi apresentado um painel com as fotos das apresentações. As fábulas despertam o gosto pela leitura e possibilitam a compreensão de lições morais importantes para a formação do educando, abrindo espaço para a reflexão e instigando as novas descobertas na promoção do seu crescimento como ser pensante, produtivo e criativo.

 

3º anos

            As turmas fizeram a apresentação do teatro “História de BH”. O objetivo foi levar os alunos a reconhecerem as mudanças e permanências na cidade, nas dimensões sociais e culturais. Buscou-se ainda que eles estabelecessem uma relação de pertencimento com a cidade e respeito à diversidade, proporcionando a cada um a oportunidade de fazer novas descobertas.

 

4º anos

            Pelo projeto “Cochicho poético”, os alunos se prepararam para recitar trechos de poemas no ouvido das pessoas que participaram da Mostra. Eles utilizaram canudos de papelão enfeitados. O objetivo foi levar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita do texto poético. Estimular também a sensibilidade, criatividade e oralidade através da recitação de poemas.

 

5º anos

            As turmas fizeram o pré-lançamento do livro “Todos pelo futuro do planeta”. Na ocasião, os alunos aproveitaram para conversar com as pessoas que visitaram a Mostra para saber o que elas andam fazendo em defesa do planeta. O objetivo desse projeto é proporcionar ao aluno um ambiente de reflexão sobre as características da linguagem escrita, gerar situações de leitura e a elaboração de um livro como produto final.


1º períodos

O tema “Sítio do Pica-pau Amarelo” serve perfeitamente aos alunos dessa faixa etária, pois oferece uma janela de oportunidade única para que sejam retomados alguns tipos de brincadeira e o gosto pela leitura.

 

2º períodos

O projeto “Bichonário” está sendo desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente. No “Bichonário”, elas encontram definições de animais de forma simples e clara.

 

Maternal II

Pelo projeto “No mundo do faz de conta”, a imaginação é instigada através da criatividade, utilizando livros infantis dos mais diversos temas, gêneros, com variações de figuras e vocabulário. Isso proporciona o desenvolvimento da criança em todos os sentidos.

 

Maternal III

Ao ouvir uma fábula, as crianças têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores. Elas ajudam-nas a enfrentar os fatos de uma maneira responsável e divertida. Valores como a ética e a cidadania, tão cobrados pela sociedade atual para acabarmos com a corrupção e garantirmos os direitos de todos, são formados nas crianças desde a sua mais tenra idade, por meio de uma parceria entre famílias, escola, igrejas, etc.

 

Educação Física

Dentro do projeto “Práticas corporais de lazer”, os professores de Educação Física escolheram neste ano o slackline como uma das Práticas da Cultura Corporal de Movimentos. Considerando que o Colégio São Paulo da Cruz tem o lazer como conteúdo importante na disciplina de Educação Física, são oferecidas aos alunos diferentes formas de convívio com o ambiente natural e com outras variedades de atividades.

 

Opinião dos pais

“A Mostra Literária foi perfeita e eu adorei. Ajudei a minha filha a preparar algumas coisas, mas ela não me contou detalhes do que ia acontecer. Adorei a apresentação teatral dos 3º anos e chorei várias vezes.”

Alexandra Braga Souza, mãe de Manoela Sofia, 3º ano do EF

 

“A Mostra foi maravilhosa e umas das coisas que mais me encantou foi ser abordada por um grupo de alunos do 5º ano, que queria saber o que tenho feito em defesa do meio ambiente. Eles estavam muito bem preparados e me levaram a refletir sobre diversas coisas.”

Elizabeth Monteiro, mãe de Maria Eduarda, do 4º ano

 

“O Colégio São Paulo da Cruz tomou essa excelente iniciativa de promover a ‘Mostra Literária’. É uma oportunidade de trazer os pais para dentro da escola e fazê-los interagir entre si e com os alunos. Sugiro que isso seja feito mais vezes.”

Ricardo Bicalho, pai de Rafaela do 3º ano do EF

 

“O teatro dos 3º anos foi simplesmente fantástico. Todos interpretaram muito bem os seus papéis e fizeram a gente se emocionar. Deu para perceber que a preparação foi muito bem feita e toda a equipe do Colégio está de parabéns!”

Sérgio Luiz, pai de Pedro Lucchesi, do 3º ano do EF

 

“As atividades extra-curriculares, como a Mostra Literária, são muito importantes para os alunos e seus familiares. Eles ficam mais motivados e estudam parte do conteúdo de forma lúdica.”

Érica Morais, mãe de Rafael, do 3º ano do EF

 

“Fiquei simplesmente encantada com o grupo de alunos do 5º ano, que me abordou para me dar dicas sobre como cuidar melhor do meio ambiente. Eles estavam super bem preparados e me questionaram sobre o que ando fazendo em favor do nosso planeta. Essa formação é fundamental para termos gerações mais conscientes no futuro.”

Kelen Andrade, mãe do Lucas Andrade, 7º ano, e tia de Gustavo, do 5º ano. 


{gallery}/2017/mostraliterariatarde{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩