Pesquisar
Close this search box.

Ensino Médio no Museu da Inquisição

           As turmas de 1º ano do Ensino Médio do Colégio São Paulo da Cruz fizeram uma viagem no tempo, pela Idade Média, ao conhecerem o Museu da História da Inquisição do Brasil, que fica em Belo Horizonte.

            Os alunos conheceram uma história que, por muitas décadas, não foi contada, devido à intolerância humana. Por meio de painéis e réplicas de pinturas de artistas famosos como o pintor espanhol Francisco Goya, H. Leconte, Picart e outros, os estudantes tiveram uma aula interdisciplinar (História, Artes, Literatura e Sociologia).

            O acervo guarda ainda documentos originais e livros antigos do século XV ao XIX, além de objetos e réplicas de equipamentos de tortura em tamanho real. Também foi possível consultar sobrenomes das vítimas (cristãos-novos, nome dado aos judeus forçados à conversão) da Inquisição, que durou três séculos e meio, tanto em Portugal como no Brasil.

            Outro ambiente que impressionou os alunos foi a sala “Memorial dos Nomes”, dedicada aos brasileiros vítimas da Inquisição. Nela constam os nomes e números dos processos de condenação dessas vítimas da crueldade e da intolerância religiosa em nosso país.

            O Museu da Inquisição fica no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte, e é o primeiro do país exclusivamente dedicado a esse período histórico.


{gallery}/2017/inquisicao17{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩