Novas descobertas no Museu Giramundo

           Ir ao Giramundo e descobrir a poesia que há nele. Esta foi a provocação feita aos alunos das turmas do 4º ano, que nesta etapa estão produzindo um livro de poemas. Estar em contato com a cultura do teatro de bonecos e com o universo artístico, foi um dos objetivos da visita ao museu que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro de 2017.

            Nele, há muitos bichos, pintados, mascarados, bailarinas, dragões, princesas, deuses da mitologia, heróis e vilões. É um museu vivo e vivido, um castelo encantado. E neste universo novo, os alunos e alunas, tiveram a oportunidade de, além de conhecer parte do acervo e história do grupo, fazer uma oficina de teatro de sombras “Contos de sombra e luz”, ministrada por duas integrantes do grupo Giramundo, Iara e Endira Drumond. Durante a oficina, as crianças puderam ouvir histórias de como surgiu o teatro de sombras, construir seu próprio boneco e apresentar uma história criada por elas.

            O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, criado em 1970, por artistas liderados por Álvaro Apocalypse. Em sua atividade ao longo de mais de 40 anos, o Giramundo formou a maior coleção de bonecos do Brasil, mantendo ativo um repertório de mais de 20 espetáculos, fato raro no cenário teatral brasileiro.

 


{gallery}/2017/giramundo17{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas