No Colégio São Paulo da Cruz, o processo de aprendizagem passa por atividades dinâmicas e criativas para o desenvolvimento do conhecimento. São utilizados recursos didáticos interativos e diversas formas de abordagem dos conteúdos para despertar o interesse dos alunos. Uma destas atividades foi destaque nas turmas do 7º Ano. Eles realizaram um Juri Simulado sobre a Origem da Vida, no Auditório, e tiveram de pesquisar muito sobre o assunto, que também envolve questões culturais.
As aulas expositivas do professor Ernani, de Ciências, foram acompanhadas de exercícios para fixar o conteúdo. Em seguida, os alunos formaram grupos para pesquidar, discorrer, argumentar e defender as teorias sobre a origem da vida e a evolução, com simulação de um juri. Em pauta, quatro grupos e o sorteio das teorias denominadas de Panspermia Cósmica, Teoria das Moléculas Orgânicas, Teoria da Abiogênese e Teoria da Biogênese. Eles tiveram de planejar a apresentação, se organizar e, na atividade, demonstraram não só que sabiam o conteúdo, mas também capacidade de oralidade e argumentação.
Entre os alunos, a opinião é a de que a atividade foi muito positiva. Ana Luiza disse que espera ter mais atividades como essa pois é “mais fácil de aprender e entender a matéria”. Para Janine Simão o juri simulado foi um jeito diferente de compreender o assunto que deixou o grupo muito interessado. Maiara aprovou a mudança do ambiente da sala. Já Gabriel Victor gostou do planejamento da apresentação. Marcos Moreira lembrou que além do aprendizado, o trabalho envolveu a preocupação de se ter uma postura em público, que pode ajudar até mesmo profissionalmente mais tarde. Veja como foi:
{gallery}/2018/jurisimulado{/gallery}