Alunos do Ensino Médio visitam o PUC Aberta

O que você quer ser quando crescer?

Os alunos do ensino médio do Colégio São Paulo da Cruz já estão crescidos e muito bem preparados para encarar o desafio de entrar nas melhores Universidades do País. Mas uma pergunta ainda martela na cabeça. Afinal, são muitas as opções de cursos superiores e profissões e nem sempre é fácil escolher aquela que vai iniciar uma carreira profissional. Para ajudar na decisão, a PUC Minas Barreiro recebeu, nesta quarta-feira, os estudantes do 2º e 3º Anos do CSPC no PUC Aberta, um programa de relacionamento da Instituição com estudantes do ensino médio, com informações e atividades relacionadas aos diversos cursos que a Universidade oferece.

Os estudantes do CSPC não perderam a oportunidade e, separados em grupos, visitaram os diversos estandes em busca de explicações mais detalhadas sobre os cursos. Algumas atividades referentes às diversas áreas também foram realizadas em sala. Uma delas se referia ao curso de Administração, que atraiu a atenção de muitos alunos do São Paulo da Cruz. Lá eles receberam uma tarefa inusitada: construir uma pequena ponte, de tamanhos pré-definidos, utilizando papel de revista, palitos de picolé, copos de plástico e cola, para que, ao final, um carrinho de brinquedo passasse por cima.

Nem todos os alunos entenderam o motivo no início, mas com o tempo perceberam direitinho que Administração é muito mais do que números. É também administrar recursos materiais, dividir as tarefas, administrar o tempo e planejar uma ação para se atingir um determinado objetivo e com eficiência.

Sim, não e talvez

 

Davino Gabriel Garcia, do 2º Ano, disse que já se decidiu pela Administração, “por ser a área que mais abre um leque de possibilidades para participar de qualquer outra atividade, mesmo que se faça uma carreira completamente diferente”, explica. Ele disse que gostou da atividade aplicada. “Foi interessante construir uma ponte utilizando recursos limitados. É assim que a Administração funciona”. Por outro lado, a atividade também pode ajudar a descartar uma opção. A Angela, do 3º Ano, por exemplo, disse não ter gostado muito da tarefa e esperava outra coisa mais “ligada à área”, segundo ela. Por conta disso, ela não tem mais interesse em fazer Administração e ainda vai esperar aparecer aquele “click” por uma profissão.

Vitória Carolina Gonçalves Moura, do 3º Ano, chegou à PUC Aberta com muitas opções na cabeça. “Já mudei umas seis vezes de ideia nestes três últimos anos”, conta. Ela, que já pensou em fazer Medicina, Nutrição, Radiologia, Direito, Comunicação e Artes Cênicas, espera ter definido de vez que fará Psicologia. No evento de hoje, ela acompanhou as atividades sobre Nutrição, mas disse que não tem mais dúvidas. “Tenho cara de psicóloga”, brinca.

A Luisa Guimarães, do 2º Ano, escolheu acompanhar a atividade sobre o curso de Direito e aprovou o São Paulo da Cruz ter levado os alunos ao PUC Aberta. “Foi muito importante, ajudou bastante. Deu até mais vontade de fazer Direito”, afirma. Já Sabrina de Melo, que também é do 2º Ano, aprovou o evento mas ainda tem dúvidas entre seguir a carreira de Direito ou a de Veterinária. “Fiz a atividade de Dieito, mas pelo menos por enquanto eu tenho mais vontade de fazer Veterinária”, conta.

Ao final da manhã, todos ficaram bem envolvidos com as diversas informações. Mas agora provavelmente com mais certezas do que dúvidas.

{gallery}/2018/PUCAberta{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra