Pesquisar
Close this search box.

Cursos de engenharia: primeiros passos para conhecer a área

Elementos básicos que podem ser usados em vários cursos de engenharia: compasso, réguas, folha de projeto.

A engenharia é uma das áreas mais amplas e diversas que um estudante pode escolher, com várias especializações que abrangem desde a construção civil até o setor agrícola. Os cursos de engenharia oferecem uma formação robusta, exigindo que os alunos desenvolvam habilidades em matemática, física e outras ciências.

Neste conteúdo especial, você vai descobrir mais sobre os diversos cursos de engenharia, suas principais disciplinas, áreas de atuação, e o que é necessário para ser bem-sucedido nesse mercado dinâmico e promissor.

Quais são os cursos de engenharia?

A área de conhecimento de Engenharias tem vários desdobramentos. O que é padrão, nesta área, é que a graduação em cursos de engenharia dura em torno de 5 anos.

Os cursos de engenharia não entram somente como parte da área tida como de exatas. Exemplos disso são os cursos de engenharia florestal e engenharia agrícola, ambos dentro das Ciências Agrárias. Outro caso seria a engenharia de pesca, encaixada como parte da área de avaliação Zootecnia/Recursos Pesqueiros*.

Veja mais alguns cursos de engenharia estruturados sob diferentes áreas de conhecimento.

  • Aeroespacial
  • Biomédica
  • Civil
  • de Materiais e Metalúrgica
  • de Minas
  • de Pesca
  • de Produção
  • Elétrica
  • Engenharia Agrícola
  • Florestal
  • Mecânica
  • Naval e Oceânica
  • Nuclear
  • Química
  • Sanitária

Disciplinas mais importantes e áreas de especialização

O clichê sobre um profissional de engenharia é que ele é um construtor. Se você tem essa percepção, provavelmente é porque associa a profissão de engenheiro com uma pessoa que usa capacete, fica em obras, e supervisiona construções.

Bom, essa visão não deixa de ser verdade, mas ela se aplica à um segmento específico da engenharia: de acordo com a descrição, este exemplo poderia se referir ao engenheiro especializado em elétrica ou civil.

O profissional de engenharia combina conhecimentos das mais diferentes áreas de atuação, como vamos mostrar mais à frente. 

De forma geral, quem quer estudar engenharia não pode fugir de algumas disciplinas básicas:

  • matemática;
  • física;
  • química;
  • cálculo;
  • desenho técnico.

A depender da segmentação dentro da engenharia, o aluno pode precisar se aprofundar em áreas como hidrologia, biologia, geologia, estrutura e/ou resistência de materiais etc.

Perfil do profissional de engenharia

Considerando que a área de engenharia é tão vasta e com desdobramentos que se estendem para a construção civil, agropecuária e até aeroespacial, fica difícil definir exatamente qual o perfil que se espera de um profissional desse setor.

No entanto, podemos arriscar uma definição mais genérica!

A pessoa que atua na área de engenharia é curiosa, analítica, atenta aos detalhes, e com uma visão de longo alcance. Isso tudo é necessário porque esse profissional ajuda a planejar e tirar do papel projetos que podem ter grande impacto!

A curiosidade e atenção aos detalhes ajudam na hora do planejamento, especialmente a antecipar as etapas de preparação e quais as necessidades do projeto que precisam ser atendidas.

A visão de longo prazo se refere à conseguir imaginar como será aquele objetivo final alcançado, visualizar as demandas que o projeto vai atingir e, a partir disso, conseguir colocar esse projeto em prática com as etapas de planejamento e execução.

Conhecimentos combinados na engenharia

Como envolve muita preparação, cálculos muito provavelmente vão ser necessários. Portanto, profissionais da área de engenharia não têm medo de números, fórmulas matemáticas, e sabem integrar diferentes conhecimentos de uma vez só.

Por exemplo: um engenheiro químico precisa conhecer de física, e não apenas química, para conseguir formular as combinações pelas quais é responsável. Além disso, precisa entender de matemática para saber calcular as dosagens de cada elemento que vai usar no seu trabalho.

Os engenheiros civis, por exemplo, também precisam integrar várias disciplinas em seu trabalho. Além do conhecimento profundo em construção e materiais, é essencial que dominem a física para entender como as forças atuam nas estruturas e garantir que edifícios e pontes sejam seguros. 

Ainda no exemplo de engenharia civil, o domínio de matemática avançada é necessário para calcular dimensões e cargas, e conhecimentos de geologia são cruciais para avaliar o solo onde as fundações serão construídas.

Mercado de trabalho para engenheiros

As disciplinas básicas para estudar engenharia requerem muito estudo e concentração, mas isso não significa que a área da engenharia não seja dinâmica: muito pelo contrário!

Muitas vezes, os profissionais de engenharia são responsáveis pela parte de criação e formatação dos seus projetos. Quer coisa mais estimulante do que ver um planejamento feito por você sair do papel e tomar forma? 

Muitas vezes, em diferentes áreas, isso acontece graças ao trabalho de um engenheiro!

Sabe o aplicativo de celular que você usa todo dia? Pois é, provavelmente ele funciona graças ao trabalho de um engenheiro de software, que produziu toda a base para o app funcionar.

Alinhando expectativas sobre o trabalho na engenharia 

Além disso, como a área de engenharia envolve muita inovação, responsabilidade, e familiaridade com tecnologia, a demanda no mercado de trabalho brasileiro é grande. Naturalmente, os salários mais alto de engenharia vão chegando conforme o profissional vai se especializando e crescendo na carreira.

Esperamos que, ao aprender mais sobre cursos de engenharia, você sinta mais segurança para explorar a fundo cada graduação, desenvolver suas próprias pesquisas sobre a área de atuação, e fazer a melhor escolha possível!

Do nosso lado, toda a equipe de educadores do Colégio São Paulo da Cruz acompanha de perto o desenvolvimento educacional de todos os nossos alunos, oferecendo aconselhamento, auxiliando com a rotina escolar, e também estimulando atividades para o desenvolvimento completo de nossos estudantes.

Leia os outros artigos da nossa série sobre profissões e carreira:

Conheça as Ciências Exatas e da Terra: áreas e profissões

O mundo à nossa volta: o que são ciências biológicas?

O que são ciências humanas: áreas, cursos e carreiras

* = Todos os exemplos usados na listagem correspondente se referem à classificação usadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação. 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas