Pesquisar
Close this search box.

Estudar em casa: dicas para aumentar seu rendimento

Criança debruçada em cadernos e livros em um ambiente doméstico, representando o ato de estudar em casa.

Estudar em casa não é apenas uma extensão das aulas tradicionais, mas um ingrediente vital na receita do sucesso acadêmico. Essa prática ajuda não apenas a reforçar os conteúdos apresentados em sala de aula, mas também que o adolescente crie noções de responsabilidade e autoconhecimento para regular as melhores técnicas de estudo.

Estratégias e cuidados na hora de estudar em casa 

Saiba quais estratégias usar para que suas sessões de estudo sejam proveitosas e cumpram o principal objetivo: te ajudar no aprendizado das disciplinas escolares para que você passe de ano sem problemas, e ainda tenha boas notas no ENEM! 

Planejamento e cronograma

Preferencialmente, defina um horário fixo para estudar.

Também tenha um plano de como você vai estudar, mesclando diferentes atividades com o mesmo objetivo. Nesse formato, seu plano de estudos pode incluir fazer atividades das disciplinas e criar resumos do conteúdo.

Também pode ser interessante criar metas fixas de estudo. Esses objetivos podem aparecer na forma de horas dedicadas ao estudo, número de disciplinas incluídas na sessão, quantidade de capítulos lidos etc.

Pausas

Delimitar momentos de intervalo ajuda o processo de estudo a ser mais agradável, especialmente se a ideia é se debruçar por algumas horas nos conteúdos.

É durante as pausas que nosso cérebro tem condições de absorver o conhecimento ao qual estava sendo submetido. Por isso, estudar com uma mente descansada e relaxada é o que garante o verdadeiro aprendizado!

O método Pomodoro é bem popular porque propõe intervalos fixos juntamente com sessões relativamente curtas de concentração profunda.

Ambiente adequado

Ter um local fixo para estudos ajuda em termos logísticos: quando você elege um cantinho para ser o local de estudos, você já sabe para onde ir e quais materiais têm à mão para cumprir suas metas.

Além disso, a colaboração de todas as pessoas que moram no mesmo espaço é fundamental; afinal, é importante que os pais contribuam com o aprendizado de seus filhos.

Um combinado pode ser que aquele local precisa ser respeitado pelas pessoas que moram com você: então, nada de objetos “largados” na sua mesa de estudos, ou de tirarem do lugar os objetos que são de uso exclusivo para seu momento de aprendizado.

Materiais específicos

Use apenas livros, cadernos, canetas e demais materiais apenas relacionados ao estudo daquela disciplina. Evite colocar materiais que levam à distração, como livros de literatura, consoles de videogame, tablet etc. 

Ex.: se vai estudar geometria, garanta que vai ter compasso, régua, transferidor, calculadora, e outros materiais dessa disciplina para o estudo. Aplique esse mesmo princípio para as outras disciplinas. 

Minimizar distrações

Sabemos que as redes sociais podem ser aliadas para o aprendizado, além de contribuírem com a troca afetiva entre colegas e amigos. 

Porém, misturar redes sociais com o horário de estudo é encrenca: durante a sessão de estudos, você deve evitar dar aquela olhadinha no celular até nos momentos de pausa.

Você também pode ter um acordo com as pessoas da sua casa para que elas respeitem seu momento de estudo, evitando te chamar ou promover distrações – como conversar alto no telefone, diminuir o volume da TV, dar risadas muito estridentes etc.

Técnicas para memorização e reforço

Para reforçar o aprendizado, prefira escrever à mão seus achados e entendimentos.

Além disso, não se esqueça de anotar as dúvidas que surgirem durante os estudos. Aproveite as aulas na escola para procurar o professor da disciplina e tirar a dúvida com ele durante seu horário de aula!

Use bem recursos digitais

Se for consultar alguma rede social para tirar dúvidas sobre um assunto, como o YouTube, use uma aba anônima para evitar a tentação de ver vídeos recomendados de acordo com seus gostos pessoais.

Se a provação estiver demais, coloque um timer para delimitar um tempo máximo em que você vai navegar na internet para achar a resposta que procura.

No Colégio São Paulo da Cruz, oferecemos recursos digitais para potencializar o aprendizado de nossos alunos. Plataformas como Wordwall, Padlet e Genially permitem a realização de atividades interativas e colaborativas, facilitando a interação entre professores e alunos, bem como tornando o hábito de estudo muito mais agradável.

Os conteúdos dos componentes curriculares também podem ser acessados pelos alunos pelo GVDasa e outros softwares, então fica bem mais fácil trazer as disciplinas da sala de aula para dentro de casa.

Viu? Com o planejamento certo, estudar em casa é um verdadeiro investimento no seu futuro. É uma prática que pode se tornar divertida, incorporada à sua rotina, e ainda traz bons resultados escolares!

Sabe o que mais você pode aprender para render mais na escola e ter bons resultados? Aprender as técnicas certas para trabalhar em grupo

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas