Pesquisar
Close this search box.

Redação do ENEM: dicas para acertar rumo à nota mil

Jovem menina segurando livros e fazendo um muque, demonstrando determinação para a redação do ENEM.

As preparações para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são prioridade para alunos (e professores!) durante todo o ensino médio. Parte fundamental dessa prova é ter um ótimo desempenho na parte escrita; e, por isso, saber criar uma boa redação do ENEM pode garantir os pontos que você precisa para entrar na instituição de ensino dos seus sonhos!

O primeiro dia do ENEM é marcado pela famosa redação. Juntamente com as provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, as habilidades de escrita e comunicação dos alunos são testadas.

Como funciona a redação do ENEM?

A elaboração desse texto é o momento em que o estudante coloca à prova a sua capacidade argumentativa, discursiva, e mostra o quanto esteve acompanhando temas de relevância cultural e política no país.

Não é possível saber antecipadamente qual o tema da redação. A ideia é justamente que os aplicantes sejam pegos de surpresa, mas que, apesar disso, mostram que estiveram antenados em temas relevantes, e que conseguem criar um texto sobre qualquer assunto.

O que você precisa saber para criar uma redação nota mil no ENEM?

A prova de redação influencia a nota final que o aluno vai ter no ENEM. Por isso, quanto maior sua pontuação na produção do texto, melhor sua média total pode ser.

Confira alguns cuidados para criar uma redação de destaque!

Entender a estrutura do texto

A redação do ENEM segue o formato de um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que um ponto de vista deve ser elaborado pelo estudante, bem como argumentos que sustentem essa perspectiva. Por fim, uma proposta de intervenção também é apresentada.

A dica é fazer a introdução do texto apresentando um contexto geral sobre o tema principal da redação. 

Em seguida, já parta para a apresentação do seu ponto de vista sobre o assunto. 

Depois, entra a parte dos argumentos e a proposta de intervenção.

Encerre o texto certificando-se de conectar todos os pontos elaborados!

Usar o espaço previsto

O estudante tem no máximo 30 linhas para elaborar seus argumentos e apresentar as propostas de intervenção.

Por isso, é importante não somente estar de olho nos temas político-sócio-culturais mais relevantes e atuais do Brasil, mas também exercitar sua capacidade de apresentar ideias de uma maneira sucinta e clara.

No CSPC, entendemos a importância de saber se expressar usando a comunicação escrita. Iniciativas como a Olimpíada Passionista de Linguagem estimulam os alunos a praticarem suas habilidades nesse campo e criarem cada vez mais naturalidade com essa maneira de se comunicar!

Aplicar a escrita formal da língua portuguesa

Naturalmente, os professores que corrigem a redação do ENEM também querem se certificar de que o aluno sabe se comunicar usando a norma culta do nosso idioma.

Isso significa prestar muita atenção na escrita da prova e acertar no uso da pontuação, acentuação, grafia das palavras, coerência e coesão.

Tudo isso, é claro, apresentando os tópicos propostos de uma forma organizada. Todos esses aspectos juntos criam um texto agradável de ler, mostrando também que o aluno está pronto para ingressar em uma faculdade e interagir com textos mais desafiadores.

Elaborar propostas de intervenção coerentes

Um dos pontos mais importantes é propor soluções que, naturalmente, respeitem os direitos e integridade humana.

Não é aceitável que parte da redação seja baseada em recomendações que, visando a resolver um impasse ou problema, proponham alguma ação que cause dano para qualquer grupo de pessoas.

Considerando esse aspecto, vemos na pele a importância de uma educação baseada em princípios de fraternidade e desenvolvimento humano. No Colégio São Paulo da Cruz, temos orgulho em englobar valores humanos como parte básica da nossa proposta pedagógica – contribuindo, assim, para a formação integral dos alunos.

Bônus: ter boas referências

Uma boa maneira de praticar sua escrita, além de colocar a mão na massa, é ter referências de textos bem avaliados em edições passadas do ENEM.

O que causa nota zero na redação do ENEM?

Naturalmente, nenhum aluno que se dedicou aos estudos por anos quer ter uma nota ruim na redação do ENEM. Além da prática, alguns outros cuidados também são necessários para fugir da nota zero no texto.

Estes e outros critérios estão disponíveis na Cartilha do Participante do ENEM. A de 2024 ainda não está disponível, mas você pode analisar a cartilha do participante mais recente, referente ao exame do ano passado.

  • Menos de sete linhas escritas;
  • Texto desconexo do tema principal e uso de argumentações rasas;
  • Uso de impropérios e termos ofensivos;
  • Desenhos, números e sinais gráficos sem função evidente no texto;
  • Texto ilegível;
  • Cópia de trechos da prova de redação e/ou do caderno de questões;
  • Folha de redação entregue em branco.

Agora, você já sabe o que precisa desenvolver para criar um texto que vai brilhar os olhos dos avaliadores do ENEM. A chave é colocar essas dicas em prática e escrever muito para conseguir se destacar na redação do ENEM!

Continue sua jornada de aprendizado para conseguir boas notas no ENEM: veja nossas dicas para conseguir estudar em casa e potencializar seus aprendizados de sala de aula!

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas