Pesquisar
Close this search box.

Caminhada Ecológica do Cinquentenário foi sucesso absoluto

Um clima de alegria e emoção, por prestar homenagem ao Colégio São Paulo da Cruz, marcou a Caminhada Ecológica do Cinquentenário, realizada no último sábado, dia 11, no Parque da Serra do Rola-Moça. Cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores, o diretor geral Carlos Cotta e o padre Aurélio Miranda – CP participaram do evento. Foram percorridos 5 quilômetros de distância num belo trecho da Serra, nos quais os participantes passaram por montanhas, rochas e se encantaram com exemplares da flora local. A Caminhada do Cinquentenário foi orientada pelo grupo Lobos da Serra, de Ibirité, que tem vasta experiência nessa área e é integrado pelo professor de Geografia, Gilson Lima.

                Às 8 horas, os participantes se encontraram na entrada do Colégio. Fotos históricas, com todos eles em frente ao Colégio e depois dando um abraço simbólico, foram feitas antes da partida. Quatro microônibus conduziram o grupo até o Parque da Serra do Rola-Moça, em Brumadinho. No trajeto já foi possível apreciar as belezas naturais da região, como as sinuosas montanhas e a vegetação, com predominância de cerrado. Mesmo secas, em virtude do inverno, as canelas-de-ema se destacavam ao longe.

                O ponto de partida foi na sede da administração do Parque, que disponibilizou guias para acompanhar o grupo. Os participantes levaram máquinas fotográficas e aproveitaram para registrar o ambiente e também os colegas. Os caminhantes seguiram por uma estrada, encararam sem dificuldade uma subida forte e chegaram num platô, com grandes rochas e uma vista maravilhosa do Parque. Uma pequena pausa foi feita para o lanche e também para que os participantes se hidratassem. Animados, os grupos se juntaram para comer e conversar. O lixo foi colocado em sacos plásticos, conduzidos para serem depositados em lixeiras, e o local foi deixado sem nenhum papel, garrafa ou qualquer resíduo. “O comportamento desse grupo em termos de respeito com a natureza merece nota 10”, elogiou Luiz Checar, integrante dos Lobos da Serra.

Contato com a natureza

                A caminhada prosseguiu por mais alguns quilômetros e, por volta de 11h30, o grupo já tinha concluído o percurso, que acabou em outro descampado, com uma belíssima vista do Parque e também da cidade de Belo Horizonte, ao fundo. Os participantes fizeram mais fotos, aproveitaram para conversar e apreciar a paisagem. O aluno Luís Phillipe Palhares, do 1º ano do EM, achou a caminhada bem bacana e disse que o ambiente é tão interessante, que os 5 quilômetros foram percorridos sem dificuldade. “Aproveitei para fazer muitas fotos, porque mesmo nesse período de seca o Parque é muito bonito”, completou Marina Andrade, também do 1º ano do EM.

                Os microônibus apanharam os alunos e todos seguiram, já famintos, para o Restaurante Três,no distrito de Casa Branca, reservado para a Caminhada do Cinquentenário. Mais uma vez, foi possível apreciar as belezas da Serra, no percurso cheio de curvas até o local. Num clima fraterno, os participantes se acomodaram nas diversas mesas, relembrando algumas passagens da Caminhada ou conversando sobre outros assuntos. O almoço foi servido e todos saborearam a deliciosa comida. Essa foi a primeira caminhada ecológica da aluna Ana Laura Fidélis, do 1º ano do EM, que espera participar de outras. Thaís Bernardo Diniz, do 1º ano EM, completou que a caminhada foi muito boa para arejar a cabeça. “Gosto de esportes radicais e participar da caminhada, junto com meus amigos, foi bem bacana”, acrescentou Luana Diniz Lebron, também do 1º ano do EM.

                Carlos Cotta ficou bastante satisfeito com a Caminhada Ecológica, por considerar que ela integrou mais os alunos, professores e a comunidade escolar, além de aproximá-los da natureza e do espírito do cinquentenário do Colégio São Paulo da Cruz. Padre Aurélio também elogiou a iniciativa e ressaltou a alegria do grupo. Gilson Lima avaliou que o evento foi um sucesso. O percurso foi feito com segurança, o almoço agradou a todos e as belezas do Parque da Serra do Rola-Moça puderam ser apreciadas. “O diretor me disse que pretende incluir a caminhada no calendário escolar”, revelou.

Mudança de relação

                Gilberto Alves, um dos antigos integrantes dos Lobos da Serra, elogiou a direção do Colégio por envolver seus alunos na Caminhada Ecológica. Para ele, esse é um trabalho de conscientização de grande importância, que contribui para mudar a relação das pessoas com o meio ambiente. “Qualquer pessoa que participa de uma Caminhada como essa, passará a ter mais respeito com a natureza”, acredita.

                Ainda houve tempo para saborear um sorvete em Casa Branca e, às 16 horas, os microônibus chegaram ao Colégio São Paulo da Cruz. Cobertos de poeira, mas com sorrisos de alegria, os participantes voltaram para casa, esperando que outros eventos dessa natureza possam ser realizados.


{gallery}/2012/caminhada{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩