Foi excelente a participação dos alunos Flávia Larissa, Gabriel Wilson, Maria Paula e Thayná Maia, 2º ano do Ensino Médio, na Feira de Ciências UFMG Jovem. Orientados pela professora de Química, Flávia Alves Ramalho, eles apresentaram o projeto “Lar Verde: Captação, Purificação e Armazenamento da Água das Chuvas para Reutilização”. Seu principal propósito é o de potencializar o uso consciente da água e melhorar a utilização de fontes renováveis de energia.
O grupo, muito elogiado pela organização, recebeu o certificado Menção de Destaque. A Feira, realizada de 3 a 5 de julho, contou com dezenas de estantes montados na Praça Central da UFMG. Usando camisetas do evento e guarda-pós, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho para várias turmas de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, que visitaram o evento. Um banner explicava a proposta do projeto e, como brinde, foram distribuídos marcadores de livro com desenho de bambu.
No protótipo de casa de madeira, os alunos apresentaram sua proposta de coletar a água das chuvas em residências fixadas em locais onde há escassez deste recurso, utilizando artefatos ecológicos. O grupo instalou canaletas de bambu tratado no lugar das calhas e, para filtrar a água, usou bagaço de cana e cascas de mexerica. “O custo é baixo e o resultado foi excelente”, comentou Gabriel.
Importância da pesquisa
Professores e alunos da UFMG também se interessaram pelo trabalho, pedindo que os alunos explicassem como era a dinâmica dele. A TV UFMG entrevistou o grupo e produziu uma reportagem sobre o projeto. Flávia, Gabriel, Maria Paula e Thayná gostaram muito de terem participado da Feira. “Nosso trabalho foi valorizado, vimos o quanto a pesquisa científica é importante e deu vontade de vir estudar na UFMG”, disseram.
Para a professora Flávia, que participa do evento pela quinta vez, a Feira de Ciências da UFMG é uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem o gosto pela pesquisa e saberem que ela é fundamental para que o Brasil possa se desenvolver. “Sem contar que eles ficam encantados com esse universo da UFMG e se esforçam para tentar ir estudar lá”, comentou.
{gallery}2013/feiraufmg{/gallery}