Alunos felizes com a volta às aulas e determinados a estudar

Sorrisos, abraços apertados e várias novidades para contar das férias marcaram a volta às aulas no Colégio São Paulo da Cruz, nesta terça-feira, 3. Logo na entrada, os alunos procuraram murais e totens que informavam os locais de suas salas de aula, onde foram acolhidos pelos professores.

            Depois de se apresentarem e darem as boas-vindas a todos, os professores falaram um pouco do Colégio, do regimento interno e da importância de cada um assumir as suas responsabilidades. O professor Waldemar Ernani, de Ciências, salientou que o Colégio São Paulo da Cruz é reconhecido por sua qualidade de ensino. “Nós, professores, nos empenhamos para dar ótimas aulas e vocês, alunos, precisam fazer a sua parte, participando e estudando bastante”, completou.

            As principais normas do regimento interno do Colégio foram lidas pelos professores. O professor Marcelo Simões, de História, ressaltou que o respeito aos funcionários é essencial para uma boa convivência e o uso do uniforme completo é obrigatório. Além disso, participar das atividades em sala de aula e fazer os para-casas garantem um bom desempenho escolar e os pontos de atitude. Para finalizar a acolhida, os professores leram a “Oração de São Francisco” e todos rezaram a oração do “Pai Nosso”.

Rotina alterada

            Nesses primeiros dias, a volta às aulas muda a rotina da cidade e também das famílias. Segundo a BHTrans, no período escolar Belo Horizonte tem um acréscimo de 10% no número de veículos circulando, ou seja, 150 mil carros a mais. Os alunos que estudam no turno da manhã precisam acordar cedo para chegar às escolas dentro do horário. É bom lembrar que o horário de verão 2014/2015 termina no dia 22 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em 1 hora.

Geovana Cristina, mãe da aluna Júlia Martins, do 6º ano, diz que a família mora em Ibirité e foi preciso acordar bem cedinho para não se atrasar. “Ela estranhou um pouco, porque até o ano passado estudava à tarde, mas logo vai se acostumar”, assinalou. Júlia contou que suas férias foram muito boas. Ela se encontrou com primos e amigos, foi ao cinema, teatro e até ao circo.

Samuel Augusto Madureira Alves de Lima, do 7º ano, foi para uma colônia de férias com direito a muitas brincadeiras e banhos de piscina. A colega Júlia Maíra Matoso de Freitas, também do 7º ano, brincou bastante na casa dos avós, passeou no shopping e foi ao cinema. “Agora temos que estudar bastante, desde o início, para ficarmos tranquilos no final”, comentou.

Turno da tarde

            Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I foram recebidos no pátio pela equipe de coordenação e professores. Organizados em filas, eles foram encaminhados às salas, após a mensagem de boas-vindas.

As turmas do Ensino Fundamental iniciaram as aulas com dinâmicas de apresentação e de convivência. Na Educação Infantil, o ano letivo se inicia de maneira bem descontraída, como parte do processo de adaptação.

Aqueles alunos que estão pela primeira vez no Colégio precisam sentir que são bem acolhidos e protegidos, como os veteranos, por isso, os pais são autorizados a acompanhar a primeira semana de aula. É o caso de Gleidceane Silvério Fernandes, mãe da Beatriz, de 3 anos de idade, que está iniciando no Maternal III. 

“Resolvi acompanha-la para ver como será sua adaptação, mas já nos primeiros instantes vi que não teremos imprevistos uma vez que a equipe é muito dedicada. Mesmo aqueles que não são responsáveis pela turma da minha filha preocupam-se com todos”, destaca a mãe, que afirma ter aprovado também a estrutura da escola. “Todos os ambientes são próprios para as crianças, de excelente qualidade, desde as salas de aula até as áreas de recreação”, finalizou.


{gallery}/2015/aulas{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas