Pesquisar
Close this search box.

Gabriel Wilson é destaque em Química no ENEM

           Com uma pontuação média de 779,04, o ex-aluno do Colégio São Paulo da Cruz, Gabriel Wilson Gomes Barbosa Almeida, que concluiu o 3º ano do Ensino Médio, em 2014, ficou em primeiro lugar do curso de Química da UFMG, na modalidade de ampla concorrência do ENEM/2014. Estudioso, responsável e sempre interessado em ir além do conhecimento oferecido em sala de aula, ele confirmou as expectativas que a direção, a coordenação e o corpo docente tinham em relação a ele. Em 2013, Gabriel foi eleito o melhor aluno da escola, junto com a colega Thayná Maia Alves, recebendo como prêmio da Congregação Passionista uma viagem à Itália.

            A chegada de Gabriel ao São Paulo da Cruz se deu no 6º ano do Ensino Fundamental. Residente em Sarzedo, ele estudava numa escola onde o pai Osni, era secretário escolar, e que só oferece o Ensino Fundamental 1. Quando chegou a hora de mudar de escola, um colega havia feito inscrição no processo de seleção do São Paulo da Cruz e falou dele para Gabriel. Os pais apoiaram a ideia, o aluno se inscreveu e foi aprovado.

            Segundo Gabriel, o período de adaptação foi bem tranquilo, pois ele contou com o apoio dos professores, da orientadora educacional, Romilda Nascimento, e dos colegas veteranos. O gosto pelo estudo, o aluno já trazia dos primeiros anos de vida, quando aos 3 anos de idade, a avó inventava brincadeiras com as letras e ele acabou aprendendo a ler e escrever. “Meus pais são professores e também sempre me incentivaram a estudar”, comenta.

Gosto pela pesquisa       

            Quando chegou ao 9º ano, Gabriel ainda não tinha definido qual curso iria optar, mas sabia que seguiria a carreira acadêmica. No Ensino Médio, o aluno descobriu a Química e o gosto pela pesquisa. Sob a orientação da professora Flávia Ramalho, ele participou de dois projetos científicos selecionados pela feira UFMG Jovem, sendo que um deles recebeu Menção Honrosa da instituição.

A ótima nota que teve na redação do ENEM – 880 pontos – foi fundamental para elevar a média geral de Gabriel. Ele ressalta que alguns fatores contribuíram para esse resultado. O primeiro é o gosto que tem pela literatura. O aluno comenta que o irmão Uriel, que cursa o 9º ano no São Paulo da Cruz, é ainda mais ligado à literatura e lhe indica novos livros. Gabriel também lê jornais e revistas para ficar atualizado. Sobre o tema da redação do último ENEM, sobre publicidade infantil, ele já tinha lido um artigo de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica. “Também contei com orientações e dicas muito boas da professora de Redação do Colégio, Fernanda Flores”, acrescenta.

No 3º do Ensino Médio, Gabriel intensificou ainda mais seus estudos e focou no ENEM. Ele contou com o apoio da coordenadora Elisabeth Alves e de muitos professores, que lhe indicaram sites e publicações, para que ele buscasse informações sobre o exame. O aluno também procurou fazer bastantes exercícios das apostilas preparadas pela Rede Santa Maria. Outra estratégia adotada foi se dedicar mais ao estudo do inglês e também de música, mais especificamente do canto para relaxar. “A maestrina do coral da Paróquia Santa Rosa de Lima, onde também sou voluntário, me deu aulas”, assinalou.

Depois de tantos anos e amizades feitas no São Paulo da Cruz, Gabriel se sente bastante ligado à instituição. “O Colégio me deu uma ótima base e foi fundamental para essa conquista. Agradeço a todos e a mensagem que deixo aos alunos é para que se dediquem e foquem nos seus objetivos, pois assim há grandes chances de eles serem alcançados”, finaliza.

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩