Pesquisar
Close this search box.

Livro dos 5º anos aponta alternativas para salvar o Planeta

            O livro “Todos pelo futuro do planeta”, com textos dos alunos dos 5º anos, foi lançado no sábado (11), no Teatro do Colégio São Paulo da Cruz. A coordenadora pedagógica Janeth Ferreira acolheu os pais e familiares dos alunos e ressaltou o empenho dos alunos nas reflexões sobre as questões ambientais e na produção dos textos que compõem o livro. “Tanto eles como a direção do Colégio, a coordenação e a professoras estão muito felizes com o resultado do trabalho”, salientou.

            O projeto de produção de livros já existe há algum tempo no Colégio São Paulo da Cruz, porém esta é a primeira vez em que é feito o cadastro da publicação junto à Biblioteca Nacional. A professora Ranez Brites, organizadora do livro, explicou que cada etapa desse projeto foi relacionada aos conteúdos desenvolvidos ao longo da 1ª e 2ª etapas e às experiências vividas no cotidiano. A professora Danielle Damasceno falou da alegria de compartilhar os momentos de imaginação e criação com os alunos. Para a professora Gisele Silva, os alunos souberam transpor muito bem os assuntos tratados em sala de aula para seus textos.

            Na apresentação feita no teatro, tudo começou com uma aluna entrando com o globo terrestre nas mãos. O guarda-pó escuro que ela e os alunos que estavam sentados no palco usavam denotavam a poluição, o lixo e outras agressões ao planeta. Na medida em que iam se levantando para denunciar os problemas e apontar saídas, os alunos tinham os guarda-pós retirados por defensores da Terra, usando roupas brancas. As luzes das lanternas que destacavam o rosto dos alunos davam mostras de que no fundo do túnel existe esperança de mudança.

            Depois dos muitos aplausos recebidos, os alunos receberam os livros e foram para a sessão de autógrafos no hall de entrada do Teatro. Enio Moreira, do 5º ano LM, comentou que precisou reescrever o texto várias vezes até que estivesse bom para ser publicado. Sua mãe Shirley de Souza, avalia que o projeto desperta o interesse dos alunos de ler e escrever.

            De acordo com Bruna Carvalho Bergman, o tema tratado fez com que ela refletisse sobre ações em defesa do planeta, como não desperdiçar água. Seus pais Valéria Viegas e Paulo Bergman acham que as pessoas precisam “acordar” e se engajar na luta em defesa da Terra. Paciência foi a virtude que Beatriz Nascimento de Carvalho, do 5º ano LT, teve que trabalhar para elaborar seu texto. Segundo ela, os escritores precisam ler e reescrever várias vezes seus textos até que eles tenham a qualidade necessária para serem publicados. Seus pais Wellington de Carvalho Alves e Shirley Pereira Nascimento de Carvalho parabenizaram o Colégio pela iniciativa. “Projetos como este são fundamentais para resgatar o interesse pela leitura”, enfatizaram.

{gallery}/2017/livro5anos{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩