Pesquisar
Close this search box.

Poemas povoam o universo e compõem livro dos alunos dos 4º anos

               A poesia pediu passagem entre os pais, familiares e amigos dos alunos dos 4º anos que compareceram ao lançamento do seu livro de poemas “VERdenovo”. A solenidade foi realizada no sábado, dia 11, no Teatro do Colégio São Paulo da Cruz. A coordenadora pedagógica Janeth Ferreira deu as boas-vindas a todos e falou da satisfação dos pequenos “poetas” ao lançarem seu primeiro livro, assim como da direção, coordenação e professoras do Colégio São Paulo da Cruz por apostarem no projeto.

            A organização do livro, que tem poemas inspirados nos poetas Arnaldo Antunes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Fernando Pessoa e Sérgio Caparelli, ficou a cargo da professora Maria Cristina da Silva. Segundo ela, no livro “os alunos compartilham a emoção, a percepção e a poesia do seu mundo que é sustentada pela capacidade de criar e usar símbolos, palavras e linguagens para demonstrar o que pensam e sentem”.

            A professora Sônia de Oliveira Miguel comentou que todos temos um poeta dentro de nós, sendo que o que falta muitas vezes é uma fonte inspiradora para que isso floresça. Com o projeto do livro, os alunos tiveram essa chance e não decepcionaram. O livro “A caligrafia de dona Sofia”, de Andre Neves, foi o impulso inicial para o livro “VERdenovo” e também para a apresentação da obra. A personagem dona Sofia escreve poemas para os moradores de uma cidade, levando todos a adquirirem o gosto por esse gênero literário. O carteiro se encarrega de distribuir esse prazer por todos os cantos. No palco, os alunos declamaram trechos de seus poemas e foram aplaudidos com entusiasmo.

            Na sessão de autógrafos, os alunos fizeram questão de deixar sua assinatura nos livros dos colegas. Alfredo Henrique Laia Andrade, do 4º ano DB, comenta que há diferentes maneiras de escrever poemas, mas é fundamental que eles tenham sentido. Seus pais Rosemary Andrade e Carlos César Andrade comentaram que a preparação do texto exigiu do filho muita leitura e pesquisa ao dicionário. Samuel Jonas, do 4º ano DB, gostou da experiência de escrever e elegeu Carlos Drummond de Andrade seu poeta preferido. Seus pais Glaidson Fagner e Júlia Graciele procuram estimular seu gosto pela leitura adquirindo livros que sejam do interesse do filho.

            “Eu fiquei emocionada e me senti uma verdadeira escritora”, comentou Marina Aguiar, do 4º ano DB. Ela diz que é preciso ler muita poesia para se arriscar a escrever um poema. Seu poeta preferido é Fernando Pessoa. “Ele transmite muita emoção”, justifica a jovem poeta.

{gallery}/2017/livro4anos{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩