Você pode até estranhar a ideia de aprender sobre saúde física e mental no blog do Colégio; mas, talvez você se surpreenda em saber que existe uma conexão direta entre bem-estar do seu corpo, da sua mente, e sua experiência de aprendizado.
É sobre isso que queremos conversar hoje. Vamos entender de que forma a saúde física e mental pode impactar a educação de crianças e adolescentes?
O que significa saúde física e mental
A Organização Mundial da Saúde define saúde mental como um estado que permite que as pessoas lidem com fatores de estresse em suas vidas, desenvolvam habilidades, aprendam e trabalhem com qualidade, e possam contribuir com suas comunidades.
A saúde mental é entendida como um componente que tem impactos em vários aspectos de nossas vidas, e que é crucial para o desenvolvimento pessoal, comunitário, e socioeconômico.
Já a saúde física trata da capacidade do seu corpo de funcionar adequadamente, permitindo que atividades do dia a dia sejam executadas sem esforço, e que ajudem a manter o funcionamento interno do seu corpo, evitando doenças.
Enxergar uma separação entre saúde física e mental já não é possível. Existem dezenas de estudos, realizados no mundo todo, que atestam a conexão clara entre um estilo de vida ativo e estimulante com a saúde mental e psíquica.
Ou seja: cuidar do seu corpo é também cuidar da sua mente. E essa máxima não se aplica somente a adultos: crianças, adolescentes, jovens adultos… quanto antes você começar a cuidar do seu bem-estar físico, melhor!
A relação entre saúde física e aprendizado
A verdade é que a correlação entre saúde física e mental afeta praticamente todos os aspectos das nossas vidas. E esse impacto se reflete até na nossa capacidade de aprendizado.
Estudos realizados por especialistas indicam que o processo de aprendizagem depende de diferentes fatores, incluindo as condições de saúde físicas do indivíduo.
Outros aspectos, como autoestima e qualidade de vida, também acabam influenciando o processo de aprendizado, mas esses dois aspectos também são positivamente afetados pela prática de exercícios e pela adoção de outros hábitos saudáveis.
Naturalmente, o processo de aprendizado também é influenciado pela escolha da instituição de ensino. As escolhas pedagógicas, o plano de ensino e o contato próximo com todos os educadores de uma escola impactam a experiência de aprendizagem.
No entanto, o bom funcionamento da nossa mente e de nosso corpo certamente potencializam o trabalho de educação realizado pelas escolas!
Exercícios e bem-estar mental
Como indicamos anteriormente, a prática de exercícios e um estilo de vida ativo têm influência real e comprovada na saúde mental.
A prática de esportes e atividades físicas ajudam a regular nosso sono, que também afeta drasticamente nossa capacidade de aprendizado e concentração – habilidades que são bem importantes para estudantes de todas as idades!
Além disso, fazer exercícios ajuda o corpo a reduzir o estresse graças à produção de hormônios que ajudam a regular as sensações de impotência ou tristeza.
Quais ganhos vêm com bem-estar físico e mental?
Pensando no nosso dia a dia, entendemos que um estilo de vida saudável, com uma mente feliz e um corpo ativo, são peças-chave para que você tenha uma boa experiência escolar.
Não somente no quesito de aprender os conteúdos ensinados em sala de aula, mas também para colher outros benefícios:
- Manter a concentração por mais tempo (nas tarefas do dia a dia, ou durante seu lazer);
- Ter mais disposição para passar tempo com seus amigos fazendo atividades juntos;
- Se sentir menos estressado com responsabilidades do dia a dia, como estudar para provas;
- Desenvolver mais autoestima e autoconfiança para pensar no seu futuro profissional.
Importância do autocuidado
Outro aspecto importante trazido pela saúde física e mental é o bom funcionamento do nosso corpo como um todo. Sabe aquela sensação de desânimo, dores de cabeça que chegam do nada, noites mal dormidas, e até mesmo episódios recorrentes de inflamação no nosso corpo**? Tudo isso pode ter influência de um estilo de vida recheado de estresse, ansiedade, e falta de atividade física.
O autocuidado significa priorizar o seu bem-estar e tomar atitudes que vão fazer bem para seu corpo e mente.
Isso, além de cuidar do seu corpo físico, significa manter-se em dia com sua espiritualidade, praticar a fraternidade e caridade, e ter momentos felizes ao lado de pessoas importantes para você.
No final das contas, espera-se que todos esses esforços resultem em uma vida mais plena, saudável, e repleta de boas companhias!
**Atenção: se você apresentar qualquer um desses sintomas com recorrência, não deixe de visitar um médico de confiança para investigar as causas. No entanto, nosso incentivo é que você busque por um estilo de vida saudável e ativo, justamente para tentar evitar essas ocorrências.
Benefícios a longo prazo da saúde física e mental
Enxergar a sua saúde de forma integrada é um dos melhores investimentos que você pode fazer no longo prazo.
Quanto mais cedo um estilo de vida ativo e saudável fizer parte da sua vida, melhores as suas chances de se agarrar a esses bons hábitos e nunca mais deixá-los de lado!
A prática recorrente de exercícios traz benefícios para seu corpo físico, é claro! Mas, como vimos, sua saúde mental também é beneficiada.
Com o passar dos anos, seu corpo continua saudável, se recuperando bem frente a momentos estressantes, e respondendo adequadamente aos desafios que a vida nos apresenta.
E aí, ficou mais fácil entender como funciona a saúde física e mental e seus impactos na sua vida? Já bateu a vontade de procurar uma atividade física para beneficiar seu corpo, sua mente, e sua vida como um todo?
Nossa próxima dica é acompanhar o Colégio São Paulo da Cruz no Instagram! Lá, você vê todas as nossas iniciativas, o dia a dia dos nossos alunos, e nossos projetos para oferecer uma educação verdadeiramente transformadora.