Na educação básica, vamos aprendendo ciências, português, matemática, e outras mais, para criarmos uma base para prestar o ENEM e escolher uma profissão. Mas o estudo de um idioma internacional é ainda mais expansivo, já que você pode aprender sobre qualquer assunto a partir de uma outra perspectiva, e diversificar suas fontes de informação.
É por essas e outras que aprender como estudar inglês sozinho traz muitos benefícios!
Por que estudar inglês por conta própria?
Se você já tem o estudo do inglês na escola, por que continuar a estudar ao chegar em casa?
Um dos principais motivos é reforçar esses aprendizados. E, conforme vamos mostrar, existem várias maneiras diferentes de estudar inglês além de ler livros e fazer os exercícios propostos.
Além disso, aprender um novo idioma é fundamental para sua vida dentro e fora da escola. Pessoas que falam inglês, além da sua língua nativa, têm mais possibilidades de emprego, podem expandir seus conhecimentos sobre um assunto por conseguirem ler fontes em outros idiomas…
Em um aspecto mais pessoal, falar um idioma universal como o inglês também é ótimo em caso de viagens internacionais, ou no contato com pessoas intercambistas!
Especialistas indicam que aprender um idioma o mais cedo possível traz benefícios de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, já que os jovens vão se acostumando a criar novas conexões e entender o mundo em volta deles de forma mais plural.
No entanto, nunca é tarde para um novo aprendizado, especialmente quando você se acostuma a falar ou pensar em inglês até em atividades banais, como assistir um filme ou mexer no seu celular.
A importância do apoio familiar no estudo do inglês
O apoio dos pais é fundamental para que os alunos consigam se aprofundar nos estudos de outras línguas. Isso porque o uso frequente do novo idioma, especialmente no dia a dia, é uma das melhores maneiras de reforçar esse aprendizado.
Para estudar inglês sozinhos, os jovens não precisam contar apenas com técnicas mais tradicionais como reler as lições de sala de aula e fazer os exercícios propostos.
Técnicas de como estudar inglês sozinho
Como forma de complemento a essas atividades (que não devem ser ignoradas!), métodos mais dinâmicos, e com mais engajamento, também fazem com que seja mais fácil aprender inglês.
E como isso funciona na prática?
Traga o idioma para seu dia a dia
Conforme você vai estudando e expandindo seu vocabulário, tente formular frases em inglês fora da sala de aula.
Está almoçando com a família? Tente listar todos os itens que estão sobre a mesa em inglês, bem como nomear os alimentos. Daí, tente formar uma frase do tipo “estou almoçando com minha família”.
Claro, a complexidade da frase pode aumentar conforme você se tornar mais fluente no idioma!
Consuma diferentes conteúdos em inglês
Ainda como parte de trazer o inglês para seu dia a dia, faça com que você tenha que interagir com essa língua até “sem querer”.
Você consegue isso mudando o idioma do seu celular e navegador do computador para inglês, por exemplo.
Outra alternativa é consumir mais conteúdo no YouTube e redes sociais de criadores que falam inglês.
Aprenda na hora do descanso
Uma das melhores formas de incorporar um novo idioma é ter contato com ele até quando você não está estudando.
Vai assistir um filme ou série com a narração em inglês? Além de ouvir no idioma original, deixe as legendas em inglês também. Assim, você vai se acostumando a relacionar a grafia das palavras com o som que você está escutando.
E assistir a esses programas legendados também é uma ótima maneira de aprender expressões, gírias, e ter um vocabulário ainda mais preparado para conversas do dia a dia.
Explore outros jeitos de aprender
Até aqui, sugerimos que você tenha mais contato corriqueiro com o inglês para que você consiga estudar esse idioma sozinho.
Ou seja: para aprender inglês sozinho, você pode buscar interações do dia a dia, que são mais espontâneas; fazer as lições programadas em sala de aula; e também potencializar o aprendizado com ferramentas de estudo, mas que nem parecem isso!
Para isso, aplicativos como Duolingo e Mondly criam atividades divertidas e curtas, misturando desafios de escrita, audição e fala, que são ideais para potencializar seu aprendizado de outro idioma.
É uma ótima forma de expandir seu vocabulário e entender um pouco mais sobre a estrutura de frases.
Dicas finais para estudar inglês sozinho
Assim como acontece com outras disciplinas, o melhor jeito de potencializar seu aprendizado é ter consistência.
Se o estudo do inglês é uma prioridade, incorpore-o na sua rotina e inclua-o no seu planejamento de estudos.
Incentive família e amigos a participarem dessas atividades com você – fazendo desafios conjuntos no Duolingo, ou assistindo juntos a programas legendados. Esse é um jeito leve de continuar aprendendo a estudar inglês sozinho, e aprender sem nem perceber o seu esforço!
Além de aprender inglês para suas viagens e entretenimento, esse idioma pode ser muito útil na faculdade, especialmente em cursos que exigem muito estudo e acompanhar tendências.
Siga aprendendo e conheça mais sobre cursos de engenharia!